Luvas Isolantes para Eletricista BTT/MT

Luvas Isolantes para Eletricista BTT/MT

  • o que são e para que servem?  *Quem trabalha com energia elétrica está constantemente exposto a riscos que podem causar acidentes fatais. Justamente por isso, o cuidado com os EPIs precisa ser redobrado, principalmente com as luvas isolantes.

Isso porque as mãos dos profissionais eletricistas estão sempre em contato direto com equipamentos e ferramentas que podem provocar choques elétricos leves e graves.

  • O que são luvas isolantes?As luvas isolantes são equipamentos de proteção individual (EPI) feitos a partir de uma borracha que impede descargas elétricas. Elas são indispensáveis para qualquer profissional que execute tarefas envolvendo energia elétrica.

    Tipos de Luvas Isolantes

    Para garantir uma efetiva proteção contra choques elétricos, não basta apenas comprar uma luva isolante, é preciso comprar o modelo certo! Atualmente, existem 2 modelos desse EPI:

    Luva isolante de borracha

    luva isolante de borracha é o modelo mais comum e mais conhecido entre os EPIs para eletricistas. Ela protege as mãos e os braços contra choques elétricos em circuitos energizados.

  • Luva Condutiva

    luva condutiva é ideal para profissionais que realizam manobras em contatos que estão energizados, pois elas ajudam a conduzir a energia e evitar choques. Esse modelo é mais justo nas mãos e protege tanto as mãos quanto os punhos do profissional.

    Proteção extra com a luva de cobertura

    Durante o uso diário, as luvas isolantes de borracha podem sofrer diversos desgastes como rasgos e furos, aumentando as chances do profissional sofrer algum acidente durante o seu trabalho.

    Por isso, uma forma de proteger esse EPI e aumentar a sua durabilidade é utilizar uma luva de cobertura. Ela tem como finalidade proteger a luva isolante de borracha, garantindo a proteção necessária ao profissional.

    Importante: a luva de cobertura não protege contra choques! Por isso, ela não dispensa o uso da luva isolante de borracha, as duas devem ser utilizadas juntas.

    Conheça a classificação das Luvas Isolantes

    Como vimos, existem 2 tipos de luvas isolantes disponíveis no mercado: a luva isolante de borracha e a luva condutiva. Mas, além de ser dividida em tipos, elas também são classificadas em 6 importantes categorias.

    Cada uma dessas categorias é representada por cores e determina o nível de proteção da luva isolante:

    • Classe 00: representada pela cor bege, esse tipo de luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 500V;
    • Classe 0: representada pela cor vermelha, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 1.000V;
    • Classe 1: representada pela cor branca, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 7.500V;
    • Classe 2: representada pela cor amarela, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 17.000V;
    • Classe 3: representada pela cor verde, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 26.500V;
    • Classe 4: representada pela cor laranja, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 36.000V.

    Compreender a diferença entre cada uma delas é fundamental para saber comprar o tipo certo que tenha a resistência adequada ao tipo de trabalho do colaborador.

    Afinal, os riscos elétricos podem estar em todo lugar e um choque pode ser fatal! Por isso, o uso de luvas isolantes não é uma proteção “a mais” e sim a proteção básica e indispensável para todo profissional que atua com eletricidade.

    Na hora de escolher esse EPI, procure por fornecedores que atendam todos os requisitos da NBR e sejam reconhecidos por sua qualidade.

Partilhar nas Redes Sociais

Produtos Relacionados